Síndrome Látex-Fruta

A alergia ao látex é um tipo de alergia importante e que pode causar diversas reações alérgicas em indivíduos sensibilizados principalmente porque a substância está presente em diversos objetos, incluindo brinquedos, fraldas, frascos de produtos.

Atualmente, o látex extraído da seringueira (Hevea Brasiliensis) é a principal matéria prima para a produção de borracha natural. Porém o extrato que é extraído para a confecção das borrachas contém componentes com alta capacidade alergênica, portanto, pessoas que tem uma exposição constante a estes componentes (como profissionais da saúde e demais áreas que utilizam luvas de borracha e outros equipamentos de borracha que tenham contato direto e contínuo com a pele), constituem um grupo de risco para a sensibilização ao látex.

Em populações de alérgicos ao látex, uma grande parte também apresenta reações alérgicas após consumirem vegetais e frutas tropicais, como a castanha portuguesa, banana, abacate, kiwi, mamão papaia, manga, maracujá, pêssego, abacaxi, figo, melão, damasco, ameixa, uva, lichia, entre outros. Estas reações se chamam Síndrome do Látex-Fruta, ou Síndrome Látex-Pólen-Fruta.

Normalmente a alergia ao látex precede a síndrome Látex- Fruta, porém o oposto também pode acontecer. Portanto nos primeiros sinais de aparecimento de sintomas alérgicos é importante procurar um médico e no caso de pessoas que sejam portadoras dessa síndrome, é importante conhecer formas de evitar o contato com o látex e as reações cruzadas com os alimentos, pois essa alergia é muito séria e se não tratada com atenção pode até ser fatal.

Como as frutas são fontes de vitaminas e minerais importantes, torna-se fundamental um planejamento nutricional para evitar carências e evitar a angústia causada por tantas restrições alimentares.

Referência para consulta: Alergia ao látex: atualização »

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para o controle da alergia alimentar. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).

Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.


Por: George Brandão (graduando em nutrição) e Mariana Braga Neves (nutricionista em Belo Horizonte, MG)