Amaranto: Por Que Esse Alimento Deve Fazer Parte do Seu Cardápio?

Também conhecido como feijão dos Andes, o amaranto tem marcado presença constante na mesa das pessoas que procuram ter uma alimentação saudável e equilibrada. E não é para menos. O amaranto é um cereal muito nutritivo e rico em proteínas, sendo considerado um alimento funcional devido às suas inúmeras propriedades.

A alimentação saudável tem o poder de proteger o organismo contra várias doenças e, consequentemente, traz benefícios para a saúde em geral.

Amaranto

A farinha de amaranto traz uma sensação de saciedade no organismo, sendo um poderoso aliado nos regimes de emagrecimento. Além disso, como não contém glúten, também pode ser consumido sem problemas por pessoas celíacas.

Ainda, algumas pesquisas realizadas apontam o amaranto com o poder de diminuir os níveis de colesterol do organismo. O cereal ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia no combate à hipertensão arterial.

O amaranto é um cereal com alta concentração de ferro e possui mais proteínas do que o feijão ou a soja, por exemplo.

O cereal pode ser consumido em forma de grãos, farinhas ou flocos. Pode ser incluído no cardápio diário de várias formas diferentes: em sopas, nas saladas, no feijão, até mesmo em vitaminas, sucos e iogurtes ou frutas.

O amaranto é um cereal com alta concentração de ferro e possui mais proteínas do que o feijão ou a soja, por exemplo.

O cereal pode ser consumido em forma de grãos, farinhas ou flocos. Pode ser incluído no cardápio diário de várias formas diferentes: em sopas, nas saladas, no feijão, até mesmo em vitaminas, sucos e iogurtes ou frutas.

O consumo diário da farinha é de no máximo 2 colheres de sopa, para que os efeitos do alimento sejam sentidos mais amplamente.

Apesar de este cereal ter tantos benefícios, a utilização do amaranto deve ser feita em associação com uma alimentação saudável e variada, composta por legumes, verdura, leite, frutas, alimentos integrais e carnes magras. Não devemos nos esquecer ainda que a prática regular de exercícios, como uma boa caminhada, natação ou musculação só ajudam a potencializar os resultados do consumo do amaranto no dia a dia.

O amaranto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e já começa a aparecer em redes de supermercados.

Portanto, inclua desde já esse poderoso cereal em seu cardápio diário e comece a beneficiar-se das inúmeras propriedades do amaranto, mencionadas no artigo:

- possui propriedades anti-inflamatórias;
- reduz os níveis de colesterol do organismo;
- auxilia nos regimes de emagrecimento, eliminando o excesso de peso corporal;
- fortalece o sistema imunológico do corpo;
- possui concentração de ferro e proteínas;
- ajuda a regular os níveis de pressão arterial, combatendo a hipertensão.

Se tiver alguma dúvida quanto ao consumo adequado ao seu tipo físico, ou se for portador de alguma doença crônica, é aconselhável procurar a orientação de um nutricionista ou seu médico de confiança.

Website: Dicas de Saúde da Mulher