Alimentação e Aterosclerose

Alimentação e ateroscleroseA Aterosclerose, ou arteriosclerose, é uma condição na qual placas de gordura acumulam-se no interior das artérias gerando processos inflamatórios. Essa situação acaba por prejudicar o fluxo sanguíneo no interior do vaso sendo fator de risco para infarto e AVC.

O aumento do colesterol ruim, o LDL é considerado um fator de risco, assim como predisposição genética, fumo, alimentação rica em gorduras saturas e trans, idade e sedentarismo.

Mesmo pessoas sem quadro de hipertensão e ou de colesterol elevado podem ser portadoras de aterosclerose já que é uma doença silenciosa. Portanto, visitas ao cardiologia são indicadas como forma de detectar o problema em tempo hábil para controle.

Para prevenir a formação do ateroma, nada como manter uma boa nutrição associada a hábitos de vida saudáveis como a prática da atividade física.

O tratamento é feito com o uso de medicações prescritas pelo cardiologista e com dieta adequada. O uso de alimentos funcionais tem se mostrado de grande valia. Alimentos funcionais são aqueles que além de nutrir podem prevenir doenças, ameninar sintomas ou auxiliar no tratamento.

O trabalho do nutricionista é amplo e envolve os seguintes passos:

  • Busca pelo peso saudável e redução da gordura corporal, especialmente da visceral;
  • Controle do sal e de outras fontes de sódio;
  • Retirada de alimentos fontes de gordura trans da dieta;
  • Redução do consumo das fontes de gordura saturada e colesterol;
  • Diminuição dos alimentos capazes de causar inflamação tais como carboidratos refinados, fontes de corantes, conservantes;
  • Privilégio de gorduras boas como as das frutas oleaginosas e do azeite de oliva;
  • Introdução de nutrientes funcionais como alicina, resveratrol e ômega 3;
  • Uso de alimentos anti inflamatórios como o ácido elágico, presente nas frutas vermelhas;
  • Introdução de fibras como as presentes em frutas e vegetais.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para o tratamento e o controle da asteroclerose. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Texto: Mariana Braga Neves - coordenadora da Rede Nutrício de Atendimento e Nutricionista em Belo Horizonte, MG