Alimentação e Saúde Bucal

Sabe-se que hábitos alimentares saudáveis, com alta ingestão de frutas, hortaliças e fibras são fundamentais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol alto e surgimento de câncer. Paralelamente, a boa higiene bucal evita aparecimento de cáries, gengivites, mau hálito, ulcerações aftosas entre outros.

A alimentação balanceada está diretamente ligada à condição bucal, uma vez que contribui não só para o equilíbrio físico e mental do indivíduo, como também para a saúde dos dentes e gengivas.

Na infância, quando o bebê começa a receber alimentação a partir do sexto mês, vai conhecer novos sabores e precisa nutrientes para formar barreiras de proteção na arcada dentária que irá surgir.

Os transtornos alimentares (anorexia, bulimia, vigorexia), que podem surgir principalmente na adolescência, refletem negativamente na saúde bucal. A indução ao vômito (nos casos de bulimia) gera deficiência nutricional e erosão dental, resultante de um ambiente bucal extremamente ácido.

Durante a gestação, a mulher passa por inúmeras mudanças para benefício do bebê, podendo haver secreção excessiva de saliva, tendência ao vômito e vontade de comer alimentos, ou coisas estranhas (picamalácia), como tijolo, pedra, gelo. Tais mudanças também podem comprometer a arcada dentária.

Na terceira idade, a condição bucal por si só sofre desgastes e mudanças fisiológicas. A presença de doenças crônicas, o uso de medicamentos, necessidade de prótese dentária e carência de nutrientes podem agravar esta condição.

Uma vez que a nutrição começa pela boca, é preciso cuidá-la adequadamente, com higiene bucal adequada e visitas ao dentista.

Ao mesmo tempo, manter hábitos alimentares equilibrados, evitando excessos de alimentos ácidos, como refrigerantes, salgadinhos, bolachas recheadas, balas, e ingerindo alimentos mais saudáveis como hortaliças, frutas, peixes e óleos vegetais evitam o desequilíbrio nutricional, e contribui para uma boa condição bucal. A nutricionista pode trabalhar em equipe com seu dentista para indicar os alimentos adequados e inadequados para a saúde bucal.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem quer ter uma alimentação equilibrada e saudável. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Texto: Erika Kurosawa - Nutricionista em Caraguatatuba, SP