A Alimentação do Idoso

A qualidade de vida de idosos muitas vezes está relacionada à saúde mental e física, vida social, atividades físicas, relações familiares, estado nutricional adequado, dentre outros.

Uma modificação que ocorre no organismo de pessoas idosas é a mudança da composição corporal, ou seja, diminuição da massa magra e aumento da gordura corporal. Conseqüentemente há uma redução da taxa metabólica basal e com isso a diminuição das necessidades energéticas. Ocorre também um aumento da demanda por vários nutrientes.

O consumo alimentar fica reduzido, como também a capacidade de mastigação, por causa da diminuição do paladar, olfato e visão que são muito comuns nesta faixa etária. Assim, o idoso passa a ter escolhas alimentares inadequadas, o que pode reduzir o valor nutritivo da alimentação, como também aumenta o risco de desnutrição.

Para que idoso tenha um bom estado nutricional, e conseqüentemente resista a doenças debilitantes e crônicas é necessário que tenha um consumo adequado e equilibrado de proteínas, vitaminas e minerais. Importante que a refeição tenha aspecto agradável, como textura, aroma e cor e sabor.

Para que idoso tenha um bom estado nutricional, e consequentemente resista a doenças debilitantes e crônicas é necessário que tenha um consumo adequado e equilibrado de proteínas, vitaminas e minerais. Importante que a refeição tenha aspecto agradável, como textura, aroma e cor e sabor.

O cálcio é um dos mais importantes micronutrientes que estão relacionados com a terceira idade. Nesta, há uma diminuição da absorção do cálcio o que pode contribuir para aparecimento de doenças como a osteoporose. A vitamina D também está relacionada com o metabolismo ósseo, por isso deve haver um consumo adequado deste nutriente. Esta também participa da absorção do cálcio.

Na terceira idade, a ingestão de água deve ser levada em consideração, pois é nesta faixa etária que ocorre desidratação, sendo esta muito comum. Esta também deve ser muito bem controlada como a dieta.

O idoso deve consumir maior quantidade de alimentos com fibras, pois estes previnem a prisão de ventre; vitamina B12 participa da formação de células vermelhas; Zinco ajuda a compensar a redução da imunidade.


Continuçao com mais Dicas para a Alimentação do Idoso »