Alimentação para Reduzir Triglicérides Elevado

Triglicerídeos são formas de gorduras existentes no nosso corpo, utilizados como fonte de energia. São obtidos através da alimentação ou produzidos pelo fígado, no organismo.

Os triglicerídeos podem estar em altas concentrações no sangue, o que chamamos de hipertrigliceridemia. A hipertrigliceridemia favorece o acúmulo de gordura nas artérias, trazendo complicações para o sistema cardiovascular. Ocorre devido a dietas com elevado consumo de energia, carboidrato, colesterol, ácidos graxos saturados e trans. A obesidade, o sedentarismo, a ingestão alcoólica excessiva, diabetes, gravidez, alguns medicamentos e fatores genéticos podem levar a hipertrigliceridemia.

Para reduzir níveis elevados de triglicérides são recomendadas mudanças na dieta, está aconselhada a diminuição da ingestão de açúcares simples e gorduras e, se necessário, a redução do peso corporal, através de restrição calórica. Deve-se reduzir ou até mesmo eliminar o consumo de bebidas alcoólicas.

Ômega-3, gordura poli-insaturada, possui o efeito de redução da hipertrigliceridemia. Estão presentes em peixes gordurosos, como a cavala, arenque, sardinha, salmão, atum e truta, na linhaça, na chia.

O quadro abaixo faz um resumo dos alimentos que devem ser utilizados.

Pães: Pão e massas integrais, sem açúcar adicionada;
Vegetais: Todos os legumes verdes e hortaliças coloridas;
Cereais: Arroz integral, flocos de aveia, centeio, cevada...;
Leguminosas: Soja e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico;
Frutas: Sucos e frutas, sem açúcar,
Gorduras: Azeite, óleos de canola;
Sementes: Linhaça, chia;
Oleaginosas: Nozes, castanhas, amêndoas.

Evite o consumo de carnes vermelhas e porco, em especial com gordura aparente e vísceras; leites e queijos gordos, frituras e doces em geral, açúcar refinado de mesa, mel, manteigas e margarinas, banha de porco, óleos de coco e palma, molhos a base de creme leite e ovos, maionese, refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para o controle das pessoas que possuem triglicérides elevado. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Por: Geana Santos - Estagiária do Programa Puc Minas/Nutrício em 2015