Previne as Rugas com Dieta

Não podemos discutir os benefícios da boa alimentação para a manutenção da saúde e do peso ideal. A boa notícia é que a alimentação saudável é também indicada para deter os efeitos do tempo e garantir uma aparência mais jovem. Chamada de alimentação contra as rugas, uma nova linha da nutrição em estética tem sido cada vez mais estudada.

Além de ter um cardápio rico em frutas, hortaliças, cereais integrais, leite e derivados e carnes magras, devemos ter uma preocupação extra com o consumo das fontes de proteínas de excelente qualidade. Isto porque, a carência deste nutriente na dieta, impede o adequado reparo das nossas células e acelera o processo de envelhecimento. Além disto, é fundamental o consumo de frutas cítricas e outras fontes de vitamina C como o mamão e o melão cantalupo. Esta vitamina é necessária para a formação do colágeno, uma proteína composta por três aminoácidos, que garante a elasticidade e o tônus da pele. Nada de mil cremes à base de colágeno ou excessos de gelatina.

A dica é dar condições para o seu organismo formar o colágeno, por meio da ingestão dos alimentos que fornecerão os aminoácidos responsáveis por esta síntese: cereais, carnes magras, laticínios desnatados, oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Também não são necessários os comprimidos de vitamina C, já que a dieta, desde que bem planejada, já fornece este nutrientes em quantidades adequadas. Vale lembrar que o excesso desta vitamina pode desencadear a formação de cálculos renais.

Outro nutriente que não deve faltar no cardápio que promete dar adeus às rugas é o ácido elágico. Encontrado sobretudo em frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e romã, esta substância evita a ruptura das fibras de colágeno.

Já a água, ingerida durante todo o dia, garante o viço e melhora a elasticidade da pele garantindo adequada hidratação. Os alimentos fontes de ômega 3 como os peixes, a linhaça e a quinua também auxiliam a hidratação, evitando processos inflamatórios que dão origem aos radicais livres, responsáveis também pela aparência envelhecida da pele. Outros alimentos antioxidantes como o azeite, as castanhas, a uva roxa, o tomate, também são excelentes opções. Dentre estes, merece destaque a soja, rica em isoflavona, que garante maior firmeza à pele, já que estimula a produção de proteínas da derme.

Vale ressaltar que todos estes cuidados devem ser associados a uma vida sadia, livre do fumo, do álcool em excesso e com a prática regular de um esporte.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para a prevenão e o controle das rugas. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Por: Mariana Braga Neves - Nutricionista em Belo Horizonte, MG