O Tempo dos Alimentos Integrais

Alimentos integraisAlimentação saudável conta, impreterivelmente, com um cereal integral ao menos. Aveia, arroz integral, trigo ou centeio, em algum momento de uma dieta considerada saudável esses alimentos constarão no cardápio. Mas por que esses grãos tornaram-se os "queridinhos" dos nutricionistas? Optar por alimentos integrais é uma alternativa para aqueles que querem perder alguns quilos? O que há de tão saudável em alimentar-se de produtos que não passaram por beneficiamento (processo que prepara industrialmente o produto para consumo)?

A nutricionista Mariana Braga Neves explica que são considerados integrais os alimentos, industrializados ou não, que mantêm os nutrientes como são encontrados na natureza, ou seja, que não passaram pelo processo de beneficiamento, o que faz com que seja preservada a estrutura do alimento "in natura".

Assim, temos neste grupo: cereais integrais (como o arroz integral, por exemplo), grãos integrais, o açúcar mascavo, o leite e os produtos preparados com combinações destes alimentos como o macarrão, o pão e as misturas de cereais. Diferente dos alimentos refinados, que são aqueles que passaram por algum tipo de beneficiamento para torná-lo de melhor aparência, com maior tempo de conversação ou sabor mais agradável. Neste processo, alguns itens da estrutura natural do alimento podem ter sido retirados. É o caso do arroz branco, do açúcar refinado e da farinha branca", diz a nutricionista.

Maria Gandini, também nutricionista, frisa a importância dos alimentos integrais por possuírem fibras que auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue, bem como no funcionamento adequado do intestino. "Os principais alimentos integrais são os cereais, ou seja, trigo, aveia, centeio, cevada, arroz e milho, assim como suas farinhas, farelos e derivados que não passaram por processos de beneficiamento ou refinamento. Dessa forma, são constituídos por grãos íntegros, cujos componentes anatômicos principais (o endosperma, germe e a casca) continuam presentes nas mesmas proporções existentes no grão intacto", afirma Maria.


Coninue a leitura sobre Dietas e Quando Introduzir os Alimentos Integrais »