Alimentos Não Saudáveis Para As Crianças

Conheça 8 Alimentos Que Fazem Parte da Alimentação das Crianças e Que Não São Saudáveis

A alimentação das nossas crianças está piorando. A rotina de vida agitada dos pais e das próprias crianças faz com que alimentos naturais cedam espaço aos industrializados, cheios de corantes, calorias, açúcar e gordura.

Alguns alimentos que parecem saudáveis são na verdade pobres em nutrientes e precisam de opções mais adequadas. Vamos comentar alguns destes alimentos:

Achocolatados de caixinha: a maioria é feita com leite integral e contêm excesso de açúcar. Algumas marcas contêm corantes, incluindo o amarelo, bastante relacionado a problemas respiratórios.
Como substituí-los: prepare em casa o achocolatado com leite desnatado e cacau em pó. Adoce com pouco açúcar, preferindo o demerara. Depois é só colocar na garrafinha do personagem preferido do seu filho.

Gelatinas: a informação de que a gelatina é uma fonte de proteínas é um mito porque trata-se de uma fonte proteica de qualidade ruim. Além disso é um alimento rico em conservantes, adoçantes, açúcares e corantes, incluindo o tartrazina, extremamente alergênico.
Como substituí-las: prepare um suco de fruta concentrado como o de melancia, manga, pêssego, puro. Leve ao fogo com agar agar. Coloque em forminhas e gele.

Cereais de caixinha: feitos a base de flocos de milho, contêm muito açúcar e, ao contrário do que muita gente pensa, não são fontes de fibras. Muitos contêm corantes.
Como substituí-los: prepare um mix com aveia, pedacinhos de banana passa, damasco, uva passa, castanhas, flocos de arroz, ameixa. Caso a criança prefira algo mais doce, coloque um pouquinho de açúcar mascavo.

Sucos de caixinha: são ricos em açúcar e não contêm os nutrientes da frutas.
Como substituí-los: uma alternativa é oferecer água e não dar o suco e sim a fruta para a criança comer. Para o preparo de um suco saudável em casa, frutas como laranja podem ser batidas como morango e maracujá para que não precise de açúcar. Para o lanche escolar, basta bater frutas como melancia, pêssego e manga com água de coco.

Bolos de pacotinho: opções bastante ruins, ricas em açúcar, gorduras saturadas e trans. Pobres em nutrientes.
Como substitui-los: prepare um bolo em casa substituindo parte da farinha branca por farinha de aveia. Bata cenoura na massa, exclua os ovos, substitua o leite integral pelo desnatado e coloque metade do açúcar, preferindo o demerara.

Peito de peru: trata-se de um alimento embutido que contêm gordura e muitas vezes é defumado, sendo indesejável na alimentação da criança.
Como substitui-lo: utilize queijo minas padrão, frescal ou mussarela para o preparo do sanduíche do seu filho.

Nuggets e empanadinhos: contêm uma mistura de carne com outros produtos incluindo muitas vezes banha e pele de animais. Quando fritos são ainda piores.
Como substitui-los: prepare um casa. Cozinhe peito de frango e processe no liquidificador. Adicione vegetais como tomate, cenoura, moranga, cebola. Adicione farinha de aveia, caldo de vegetais caseiro e modele do formato preferido. Coloque para assar passando uma pincelada de óleo de canola em cada um.

Hambúrguer industrializado: ricos em gorduras, contêm ainda bacon na composição.
Como substitui-lo: prepare em casa com carne moída misturada a vegetais processados como cenoura, abobrinha, chuchu. Dê a liga com farinha de aveia e asse.

Cuide da alimentação do seu filho! A Nutrício possui programas nutricionais específicos para a sua família. Conheça o nosso Programa Personal Kids para as crianças!

Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.