Conheça os Prebióticos

Os prebióticos são substâncias não digeríveis pelo organismo humano e que, por isto, chegam ao nosso instestino intactas sendo fermentadas pelos microorganismos lá presentes. Este processo gera uma série de benefícios ao organismo tais como:

  • Ajuda na manutenção da flora intestinal;
  • Melhora o sistema imune;
  • Estimula a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • Contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal;
  • Pode auxiliar na diminuição do colesterol e triglicérides;
  • Possui efeito bifidogênico, isto é, os prebióticos estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

Na alimentação, são encontrados em alimentos como chicória, cebola, alho, alcachofra, banana, batata Yacon. Este último alimento, rico em inulina, um conhecido prebiótico, tem sido indicado para controle dos níveis de glicose sanguíneo. Outro alimento que faz parte do grupo é a banana verde, rica no amido resistente, também prebiótico. Veja como preparar a pasta da banana verde em casa:

Lave muito bem as bananas verdes com casca. Esquente uma água e coloque na panela de pressão. Mergulhe as bananas lavadas, nesta água quente, feche a panela e deixe por 20 minutos. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Mantenha as bananas na água. Após todo vapor escapar naturalmente, separe a casca da polpa e passe toda a massa, bem quente, pelo processador. Processe até formar uma massa bem espessa. Armazene com congelador, em pequenas porções para uso diário.

A indústria também disponibiliza alimentos que tiveram os prebióticos adicionado a suas formulações. Outra opção é o uso de prebióticos em sachês ou na forma de suplementos que podem ser adquiridos em lojas especializadas ou manipulados.

Agora saiba sobre os Alimentos Probióticos »