Alimentos Antioxidantes para Atletas

Os antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres, substâncias capazes de causar danos irreparáveis as células e que aumentam os riscos de doenças degenerativas como o câncer, além do envelhecimento precoce. Nosso corpo conta com diversas enzimas capazes de diminuir a ação destes radicais.

Porém, em algumas situações, se a produção destes agentes for muito alta, a proteção natural pode ser insuficiente. Muitos estudos mostram que a atividade física pode aumentar a produção destes radicais. Assim, os atletas precisam estar atentos.

A boa notícia é que podemos contar com uma ajuda adicional, vinda da alimentação. São os antioxidantes encontrados nos alimentos como as vitaminas C e E, os carotenóides, o selênio e o zinco, além dos bioflavonóides encontrados em frutas como a uva.

Saiba quais são os alimentos que fornecem os antioxidantes e faça uso diário deles:

Carotenóides: laranja, tomate, cenoura, abóboras;
Vitamina E: óleos vegetais como o azeite, nozes e sementes;
Vitamina C: goiaba, mamão, laranja, acerola;
Selênio: frutos do mar, castanha do Pará, produtos à base de grãos integrais;
Zinco: ostras, carne, iogurte e os cereais enriquecidos.

O uso de alimentos funcionais é uma estratégia para aumentar a qualidade da alimentação, o que contribuirá para uma vida mais saudável.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem pratica de atividades físicas. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).

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Elaboração: Mariana Braga Neves (nutricionista editora do site)