Atendimento Nutricional a Atletas Paralímpicos

Atletas de forma geral necessitam de uma nutrição adequada para prevenir transtornos como a hipoglicemia, a queima de massa magra durante o exercício e melhorar o rendimento. Atletas paralímpicos podem se beneficiar do trabalho nutricional, principalmente porque a nutrição personalizada levará em consideração

características específicas da modalidade associada às peculiaridades da deficiência apresentada.

Pensando em tudo isto, criamos o atendimento nutricional para atletas paraolímpicos. Conheça um pouco mais sobre este trabalho.

Qual é o objetivo?

Melhorar a qualidade de vida do atleta e também seu rendimento esportivo no dia-a-dia (treinos) e consequentemente em competições.

Informações relevantes na literatura:

  • Cuidados nutricionais em atletas devem ser redobrados, pois trata-se de um grupo que pode ter necessidades nutricionais aumentadas. Assim, é preciso atentar-se a ingestão de proteínas, repositores e isotônicos indicando os mais adequados já que alguns tipos de deficiências podem expor o atleta a um maior risco de cálculo renal e osteoporose, necessitando garantir o aporte adequado de cálcio (orientar e planejar a dieta considerando os quelantes).
  • Algumas situações podem fazer com que o atleta paraolímpico tenha maiores probabilidades de desenvolver doenças cardiovasculares. Assim, é importante pensar na prevenção: dieta com valores adequados de ômega-3 e quantidades recomendadas de gordura trans, saturada e insaturada.
  • Amputados necessitam de aporte calórico maior, pois gastam mais energia para a execução dos movimentos devido à dificuldade de locomoção. O que é fundamental? Perguntar se faz muito esforço para se locomover. Pensar no possível ganho de peso que uma dieta hipercalórica pode propiciar se não há realização de tanto esforço.
  • O peso corporal deve ser controlado para não sobrecarregar o membro presente, evitando o desenvolvimento de problemas ósseos, pois caso haja algum membro imobilizado, o mesmo esta sujeito a descalcificações.

Etapas do Trabalho:

O trabalho tem início com a avaliação completa do atleta e da modalidade praticada. O contato com o treinador é importante para a troca de informações que valorizará todo o trabalho. Toda a avaliação é adaptada e, para maior conforto do atleta, poderá ser realizada até mesmo no ambiente de treinamento. O cardápio visa a adequar as necessidades nutricionais. Planejamos todo o esquema alimentar, inclusive para os períodos das competições e provas.