CAFÉ: MOCINHO OU VILÃO
Puro, com creme, com leite, em preparações
como bolos, pudins, sorvetes, balas...
Desde o século XVIII o café começou a fazer
parte da vida de milhões de pessoas. Mas quem nunca ouviu falar
que o consumo de café interfere na absorção do cálcio
e pode acelerar a osteoporose? Ou que o café está associado
a males do estômago, à agitação e pode causar
dependência?
|
|
O fato é que hoje, diversos
grupos de pesquisadores têm mostrado que o café não
é tão "vilão" assim. Apenas no ano
de 2007 o café foi a planta com maior número de publicações
positivas na área médica em todo o mundo, o que contrasta
com 20 ou 30 anos atrás, quando liderava as críticas
negativas. Pesquisas recentes têm mostrado efeitos positivos do café. A bebida pode reduzir o colesterol, auxilia no combate a doenças coronarianas, proporciona efeitos antidepressivos, reduz o risco do Mal de Parkison, protege contra o |
diabetes do tipo 2, desenvolve ação antioxidante e auxilia
na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon
e reto).
Em pacientes alcoólatras o consumo de café ajuda a manter
a remissão do alcoolismo, evitando um grave problema, a cirrose.
E não para por aí. Os resultados das pesquisas mostram que
o efeito benéfico é maior do que se pensa. Estudos dizem
que crianças que tomam café com leite uma vez ao dia têm
menos chance de desenvolver depressão do que aquelas que não
consomem a bebida e que substâncias presentes no café podem
prevenir demências e Alzheimer.
Mas cuidado... café sempre com moderação.
Em quantidades moderadas - o equivalente a 400-500 mg/dia - dose de até
4 xícaras - a cafeína não é prejudicial a
saúde humana, desde a gestação até o final
da vida, mas é importante estar atento aos malefícios que
o consumo excessivo do café pode causar. Existem pessoas que são
mais sensíveis aos efeitos de um dos compostos do café,
a cafeína, as quais podem apresentar ansiedade, tremores, insônia
e mesmo um quadro de pânico.
As gestantes também não devem consumir o café em
excesso visto que o uso abusivo poderá prejudicar na formação
do feto.
Pessoas que possuem doenças como gastrite, doença do refluxo
gastroesofágico, úlcera péptica, palpitações
devido arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença
isquêmica do coração devem ter cuidado no consumo
de café, pois ele pode agravar os sintomas ou a doença,
principalmente se consumido em excesso.
O café possui pouquíssimas calorias, por isso, ele não
é um problema para quem deseja emagrecer. Porém se este
café for adoçado com açúcar, as calorias vão
aumentar.
Como não há uma comprovação sobre o assunto,
o ideal mesmo é ter moderação. E cuidado com o açúcar.
Daniela Abrahão
Nutricionista formada pela Universidade Newton Paiva
Pós Graduanda em Nutrição Clínica - Universidade
Gama Filho
E-mail: daniela_abrahao@yahoo.com.br
Tels: 3259 - 3616 / 8455 – 1268

