Outras Dicas de Alimentação e Receitas Diversas

As dicas a seguir foram cedidas pela nutricionista Luciana Rocha:

O cálcio emagrece!!!

O cálcio além de proteger os ossos ele também é um superaliado de quem quer eliminar aqueles quilinhos extras que tanto incomodam, ele interfere no desenvolvimento das células de gordura.
Onde encontrá-lo ???
Sua principal fonte é leite e derivados e vegetais verdes escuros.

A soja é a nova amiga do coração!!!

Estudos comprovam que o consumo regular de proteína de soja traz muitos benefícios a saúde, principalmente para as pessoas que apresentam doenças cardiovasculares. Ou seja o alimento contribui para que o coração bombeie o sangue de maneira eficaz. Além disto, este alimento ajuda na prevenção do câncer, inclusive de próstata, o que faz com ele seja indicado até mesmo para os homens.

Nutrientes que ajudam na prevenção da osteoporose:

• CÁLCIO: encontrado no leite e derivados.
• MAGNÉSIO: encontrado na abobrinha, espinafre e na castanha-do-pará.
• FÓSFORO: encontrado na semente de abóbora, gema de ovo, amêndoa.
• VITAMINA K: encontrado no brócolis, couve-de-bruxelas e na acelga.

O grão-de-bico ajuda a combater a depressão!!!

O grão-de-bico é uma leguminosa rica em triptofano, um aminoácido essencial para a produção da seretonina (substância que traz sensações como felicidade e bem-estar). Mas deve ser consumida sem a casca, pois existe uma substância presente que dificulta a absorção de nutrientes.

Outras dicas de alimentaçao:

O Chá Verde

O chá verde é um alimento excelente e riquíssimo em antioxidantes. Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Ele também faz bem para a pele, ajuda na prevenção do câncer e melhora a saúde cardiovascular. Porém, a quantidade a ser usada deve ser indicada de acordo com cada pessoa. Hipertensos, portadores de gastrite e refluxo não devem abusar desta bebida. Veja algumas dicas para usar corretamente o chá verde:

Preparo
: coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, apague o fogo. A água não deve entrar em ebulição. Acrescente 1 (uma) colher de sopa das folhas para 500 ml da água. Abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar, quente ou frio. Não se deve preparar grande quantidade de chá de uma só vez. O ideal é consumi-lo o mais próximo da hora na qual foi preparado. O chá de saquinho, embora prático, contém menos concentração da substância benéfica. O chá verde em cápsula só pode ser usado se indicado por um profissional de saúde.

Horário para usar o chá verde
: o chá verde não deve ser usado após as 16 horas, principalmente para quem já sofre de insônia. Também não deve ser usado após o almoço para não prejudicar a absorção de alguns nutrientes. O ideal é não combiná-lo com alimentos como leite e derivados. Assim, tome o chá no meio da manhã ou meio da tarde, acompanhado de pão ou biscoitinhos integrais.

Quantidade de chá verde diária
: hipertensos não devem usar mais de 2 xícaras de chá por dia. Mesmo assim é importante que o chá verde, se consumido por hipertensos e pessoas ansiosas, seja mais diluído. Para quem não apresenta nenhum comprometimento à saúde, o consumo de até 4 (quatro) xícaras diárias é saudável.

Fontes de Ferro
Açaí, beterraba, agrião, folhas de acelga, vegetais escuros, broto de bambu, melado, flocos de cereais, carne bovina, fígado, aves e peixes.

Fontes de Cálcio
Leite, queijos, iogurtes, amêndoas, sardinha, “leite de soja” enriquecido com cálcio, couve, brócolis, gergelim.

Fontes de Vitamina B12
Ostras, fígado, mexilhões, salmão.

Fontes de Potássio
Feijão, banana, batata baroa, alfava, chicória, taioba, passas.

Fontes de Vitamina C
Acerola, laranja, caju, mamão, goiaba.

Fontes de ácido Fólico
Fígado de galinha, feijão malhado, feijão fradinho, gérmen de trigo, lentilha, grão de bico.

Fontes de colesterol
Gema de ovo, miolo de boi, fígado bovino, manteiga, leite integral, camarão, linguiça.

Fontes de gordura trans
Biscoito recheado, bolo industrializado, sorvete, empanados, congelados industrializados.

Fontes de sódio
Caldos em cubos, bacalhau, sopa pronta instantânea, molho inglês, molho tipo shoyu, tempero de macarrão instantâneo, embutidos (salsicha, presunto, etc), azeitona, enlatados, carne seca.

Receitas:

Caso você anda sem tempo para preparar as suas refeições, acesse o link de RECEITAS diversas para conferir alguns pratos, saladas e sucos. São receitas práticas que podem ser feitas com poucos minutos e você terá uma refeição equilibrada que poderá ser consumida até mesmo no trabalho.

Voltar para a primeira parte da matéria Dicas de Alimentação e Receitas »