A Dieta Paleolítica

Assim como outras dietas da moda, a dieta paleolítica, também conecida como dieta dieta paleo, surgiu na mídia com promessa de emagrecimento rápido. Como o próprio nome diz, remete a alimentação praticada pelos homens da caverna.

Deve ser composta prioritariamente de carnes, peixes, ovos, raízes e tubérculos, frutas, legumes, folhas e oleaginosas. Propõe ainda a exclusão de alimentos industrializados, açúcar, cereais (trigo, milho, aveia), grãos (soja, feijão, ervilha), leite e derivados.

Alguns benefícios podem ser notados neste tipo de conduta alimentar, como a exclusão de alimentos industrializados, pouco nutritivos e ricos principalmente em sódio e açúcar, alimentos que só contribuem para o surgimento de doenças crônicas e obesidade.

Outra vantagem é o aumento no consumo de frutas, especialmente as frutas vermelhes, e hortaliças que significa maior consumo de fibras, vitaminas e minerais presentes nestes alimentos.

Em contrapartida a exclusão de leite e derivados deve ser acompanhada por nutricionistas para que fontes de cálcio sejam introduzidas na dieta.

Dieta Paleo

Trata-se de uma dieta pobre em carboidrato. A escassez de carboidratos acarretará falta de energia e disposição colocando o organismo em risco de formação de corpos cetônicos.

Outro ponto negativo é a retirada dos grãos, pois principalmente os integrais são alimentos que favorecem menores concentrações de colesterol LDL (colesterol ruim), melhoram o controle do diabetes e ainda previnem câncer de cólon.

O consumo calórico liberado neste tipo de dieta também representa perigo. Proveniente principalmente de gordura animal (saturada), associa-se à aterosclerose que pode levar a doenças cardiovasculares.

Assim, a dieta paleolítica não é recomendada. O emagrecimento é um processo gradual que deve ser conduzido pelo nutricionista.

A Nutrício possui nutricionistas credenciados para elaboração de programas nutricionais visando a melhor dieta para você. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Texto: Camila Perez - Estagiária de Nutrição