Guia dos Suplementos

A seguir um guia de suplementos básicos realmente efetivos para praticantes de musculação e atividades aeróbias tais como: Dextrose, Maltodextrina, Albumina, Whey Protein, Aminoácidos de Cadeia Ramificada, Glutamina, Barras Energéticas, Barras Protéicas.

Suplemento
Definição
Uso

Dextrose

Carboidrato simples derivado do milho. Apresenta rápida absorção e libera energia para os músculos de forma imediata. Além disso, repõe a energia e o glicogênio muscular e hepático e contribui para a absorção de outros nutrientes, principalmente aminoácidos e creatina.

Pode ser utilizado após os treinos. Quando utilizado na primeira meia hora do término do treino aumenta os níveis de insulina. Esta auxilia no transporte de aminoácidos para as fibras musculares.

Maltodextrina

A maltodextrina é um importante carboidrato complexo que auxilia na reposição energética e do glicogênio muscular e hepático. Garante a energia necessária para a atividade.

Pode ser utilizado antes, durante e após o treino para reposição de carboidratos, de modo a evitar a fadiga muscular.

Albumina

Suplemento constituído totalmente pela proteína da clara do ovo (albumina) desidratada.

Pode ser diluído em água ou leite e consumido após o treino.

Whey Protein

Constituída por proteínas do soro do leite. Pode ser isolada ou possuir em sua composição carboidratos e lipídios. Possibilita o desenvolvimento e definição do músculo e, ainda, promove a melhora do sistema imune, o rendimento e manutenção da massa muscular.

Sugere-se o consumo de uma porção diária de acordo com o peso, após o treino. Pode ser dissolvida em água, leite ou suco.

Aminoácidos de Cadeia Ramificada

Em sua formulação utiliza-se aminoácidos de cadeia ramificada (valina, isoleucina e leucina), os quais diminuem o tempo de restabelecimento e recuperação muscular e reconstituem as fibras rompidas durante o treino. Dessa forma, melhora o desempenho físico e o sistema imunológico.

Pode ser utilizado durante ou após o exercício. Durante a atividade física, pode aumentar a produção de testosterona e síntese protéica do músculo. E, durante ou após a atividade, promove a diminuição do catabolismo protéico e melhora a perfomance física e mental de atletas.

Glutamina

Formado exclusivamente pelo aminoácido glutamina, o mais abundante no corpo humano. Corresponde a cerca de 60% dos aminoácidos livres no músculo esquelético e 20% dos aminoácidos circulantes. Este aminoácido ajuda no ganho de massa muscular e melhora o sistema imume.

Pode ser utilizado de uma ou duas vezes por dia. Diluir uma colher de chá em água filtrada e depois completar até atingir 100ml (pode ser utilizado sucos, chá, gelatina). Depois de preparado deve ser consumido em seguida, ou mantido sobre refrigeração por no máximo 12 horas.

Barras Energéticas

Apresentam quantidade considerável de carboidrato e algumas contêm também proteína. Apresenta vários sabores, dentre eles: chocolate, coco com amendoim, banana com canela e morango com baunilha.

As que contêm proteína e carboidrato são indicadas para depois do exercício. Já as que contêm somente carboidratos podem ser usadas antes, durante e após.

Barras Protéicas

Apresentam albumina, whey protein e outras proteínas em sua composição.

Usadas preferencialmente após o treino.