Água: Um Nutriente Fundamental Para a Vida

HidrataçãoHidrate-se!!! Atualmente muitos se preocupam com a escassez de água e sua disponibilidade no futuro, pois, além de ter inúmeras utilidades, ela é um nutriente fundamental para a vida.

Em uma criança, cerca de 80% de seu peso é composto de água. Já em um adulto, a água faz parte de 70%. Isto porque as crianças são até duas vezes mais ativas que os adultos, chegam a urinar proporcionalmente até duas vezes mais que um adulto e tem maior facilidade de gastar esta água presente no organismo. Á medida que envelhecemos esta quantidade de água tende a diminuir ainda mais. O idoso chega a ter 40 a 50% de água em seu peso. Além de beberem menos água, já que podemos perder o senso de sentir sede com o passar dos anos, há também a diminuição da função dos rins. Por isto, sempre ofereça água para uma criança e um idoso, garantindo uma boa hidratação. Em tempos de clima seco, a hidratação é ainda mais importante.

Em pessoas obesas, a água pode chegar a até 25 a 30% do peso. Devemos nos atentar para tratamentos de emagrecimento feitos com diuréticos, uma vez que estes só promovem a perda de água e não de gordura, podendo levar à morte se a reposição deste líquido não for feita adequadamente além de causar um emagrecimento ilusório.

Além de hidratar, a água tem diversas funções no nosso organismo, como por exemplo, formação das lágrimas e lubrificação dos olhos, lubrificação das articulações melhorando os movimentos, e é fundamental nos processos de digestão, respiração e formação de outros líquidos do organismo como o sangue.

Eliminamos a água através da urina, do suor, da expiração . Perdemos cerca de 1,5 litro de água por dia e portanto a reposição é fundamental. Uma pessoa desidratada fica lenta, indisposta e sem concentração.

Recomenda-se que a média de ingestão diária de água por um adulto, seja de 1,5 a 3 litros. No entanto, essa recomendação precisa ser personalizada de acordo com características da pessoa tais como idade, estado de saúde, condição fisiológica. A sensação de sede já diminui quando há líquido em contato com a boca, mesmo que a água não seja lá absorvida. A maior absorção de água é no intestino e no estômago.

Lembramos que tanto a falta de água no organismo, como o excesso, que provoca o inchaço, é prejudicial à saúde ou até mesmo fatal.

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Por: Sara Costa - nutricionista em Divinópolis, MG