Linhaça: Conheça este Alimento Mais que Saudável

Linhaça

A linhaça, semente do linho (Linum Usitatissimum), tem se tornado um alimento cada vez mais popular. É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega-3 e Ômega-6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é uma das mais ricas fonte de Ômega-3 existente na natureza.

Para os consumidores do alimento ou para aqueles que pretendem incluir esta semente do linho no cardápio, a boa notícia é que a linhaça ajuda no trabalho intestinal, sendo indicada para portadores de constipação intestinal (intestino preso, prisão de ventre). Além disto, este alimento ajuda a amenizar os sintomas da TPM, auxilia no desenvolvimento infantil, é importante para atletas e é indicado para mulheres no climatério.

Receita com Linhaça

Bolachinha de linhaça com ameixa

Ingredientes:

- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral fina
- ½ xícara (chá) de farinha de soja integral
- ½ xícara (chá) de semente de linhaça
- 1 pitada de sal
- ⅓ xícara (chá) de óleo de canola
- ½ xícara de chá de ameixa seca picada
- ½ xícara de chá de açúcar mascavo
- 1 xícara (chá) de água

Modo de fazer:

Misturar os ingredientes secos, juntar aos molhados e vá acrescentando água aos poucos (somente o suficiente para que a massa fique em ponto de enrolar). Fazer um rolo comprido e cortar com uma faca. Assar em forma não untada, forno médio pré- aquecido até que estejam bem dourados.

Dicas de uma boa alimentação

  • A linhaça pode ser utilizada em vitaminas, iogurtes, sopas, sucos, saladas de frutas, misturada a cereais e a outros alimentos;
  • A linhaça é fonte de fibras e lignanas, compostos associados às fibras que melhoram o funcionamento intestinal e favorecem o controle da glicemia, pois retardam a absorção da glicose. Assim, é um alimento indicado para diabéticos também;
  • O ideal de se utilizar a linhaça é triturada, pois dessa forma ela é mais bem absorvida. Porém, a linhaça precisa ser triturada na hora de usar;
  • Se você comprar o alimento triturado, a semente moída (farinha) deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação dos ácidos graxos essenciais.
  • A linhaça auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
  • Auxilia na diminuição do risco de aterosclerose;
  • Auxiliar na modulação do sistema imunológico;
  • Auxilia no combate a acne;
  • Regula a função intestinal;
  • Outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira e pode ser manipulado ou encontrado em lojas especializadas.

Por: Mariana Braga Neves (nutricionista) e Paula Silva Amora (nutricionista)