Receitas Para Alimentação Infantil Complementar

Papinha de vegetais

Ingredientes
- meia mandioquinha
- uma batata pequena (ou uma colher das de sopa de grão de milho)
- um pedaço pequeno de cebola
- meio dente de alho ou uma rodela de alho poró
- meio tomate sem semente
- duas folhas de repolho
- duas folhas de agrião
- uma colher rasa das de sobremesa de óleo de canola ou azeite
- uma pitada de sal
- uma colher das de sopa de caldo de feijão
- salsinha

Modo de preparo:
Lave bem os legumes e as folhas. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque os legumes, as folhas, a cebola, o alho, o sal e o óleo.
Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa, até os legumes ficarem macios. Após retirar a casca dos legumes, amasse todos os ingredientes com um garfo e acrescente a salsinha e o caldo de feijão. Atenção: esta papinha, por conter uma grande de variedade de alimentos, deve ser oferecida após a criança já ter experimentado refeições mais simples.

Suco de Goiaba com Laranja

Escolha uma goiaba madura, de preferência vermelha. Tire a casca e veja com cuidado se no interior da fruta não há bichinhos. Faça o suco de duas laranjas tipo serra d'água e bata no liquidificador com a goiaba. Coe o suco antes de servir.
Atenção: instrumentos como liquidificador e centrífugas devem ser lavados com bucha e escova, água quente, detergente. Recomenda-se desmontar todo o equipamento.

Papinha de Frango com Abóbora

Ingredientes:
- 300 g de peito de frango
- 2 1/2 xícaras (de chá) de abóbora picada
- 3 xícaras (de chá) de repolho picado
- 1 chuchu grande picado
- 1 1/2 colher (de sopa) de salsa picada
- 1/2 xícara (de chá) de macarrão para sopa
- 1 colher (de sopa) de azeite

Modo de Preparo:
Em uma panela coloque 3 litros de água e acrescente todos os ingredientes, com exceção do azeite. Cozinhe em fogo brando até que todos os ingredientes estejam bem macios e desmanchando. Para não grudar nas mãos, corte o chuchu ao meio e descasque-o sob água corrente. Retire a parte dura central e corte-o em cubos. Acrescente o azeite. Retire a quantidade a ser utilizada e passe por peneira de malha fina ou amasse muito bem.

Papinha de Inhame

Ingredientes:
- 3 inhames médios (120 g)
- 1 colher (de sobremesa) de azeite
- 1 colher (de chá) de cebola picada
- 1 pires de brócolis picado;
- 2 colheres de sopa de carne moída;
- 1 colher de sopa de tomate picado
- 1/2 colher (de café) de sal

Modo de Preparo:
Lave bem o inhame em água corrente. Descasque e corte-os em pedacinhos. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola com o inhame e o sal. Cubra com água, tampe e cozinhe os ingredientes até que eles fiquem macios e com um pouco de caldo. Acrescente o tomate e a carne.Se for preciso, acrescente mais água. Adicione o brócolis e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse com garfo e peneire. Sirva.

Voltar para a 1ª parte das Dicas e Receitas para a Alimentação Complementar do Bebê »