Treinamento Para Empregada Doméstica: Preparo de Alimentos

Higienização dos equipamentos domésticos

É importante que os equipamentos estejam sempre em boas condições de uso, sempre limpos. A atenção deve ser dada a todos os equipamentos que entrarão em contato com o alimento, ou qualquer equipamento que esteja na cozinha ou próximo ao local onde o alimento será preparado ou servido pois o mesmo poderá ser veículo de contaminação entre outras situações desagradáveis, como liberação de odores ou desconforto para as pessoas que estiverem no local. Como durante o preparo de muitos alimentos existe a liberação de gorduras e fumaça, as mesmas irão com o tempo impregnar ou aderir aos objetos próximos. A higienização de objetos como liquidificador, processador, sanduicheira, batedeira, deve ser realizada antes e depois da utilização, pois os mesmos costumam armazenar odores, poeiras, e restos de alimentos, caso não sejam bem higienizados. Geladeira, microondas, depurador de ar ou coifa, devem ser higienizados no mínimo uma vez por semana, já o fogão deve ser higienizado completamente neste mesmo período (uma semana), porém a parte superior onde ficam as bocas, deverão ser higienizados todos os dias. Alguns equipamentos podem ser desmontados para facilitar a limpeza, neste momento é importante tomar cuidado para não causar acidentes. Deve ser observado o tipo de material de cada equipamento, para que seja determinado o produto adequado a ser utilizado na higienização dos mesmos. Após a limpeza da geladeira,por exemplo, que poderá ser feita com água e detergente neutro, poderá ser borrifada solução clorada, depois disso deixe secar e então poderá organizar os itens na geladeira novamente.

Higienização das mãos

As mãos deverão ser higienizadas sempre que for manipular qualquer alimento, seja no armazenamento, preparo, na hora de servir. As mãos devem ser lavadas com água e sabão, de preferência, antibactericida, encontrado em qualquer supermercado, após secar as mãos, recomendasse utilizar álcool em gel. É importante que as tarefas não sejam intercaladas, como, preparar o arroz e varrer a casa, por exemplo, a casa deve ser limpa antes de se preparar a comida para evitar que a poeira suba e contamine o alimento, ou que as mãos que estejam em contato com a sujeira da casa entre em contato com o alimento.

Segurança e prevenção de acidentes

Para evitar acidentes, a melhor solução é a prevenção, então sempre que fizer algo, pense no risco que aquilo poderá apresentar, armazene facas em locais exclusivos, com as partes afiadas para o mesmo sentido. Cuidado ao subir em escadas ou bancos, faça isso sempre com muita atenção, inclusive ao limpar janelas, se for muito perigoso, é recomendado contratar uma empresa especializada no assunto, a segurança sempre em primeiro lugar!

Escolha dos alimentos, lista de supermercado e frequência de compras

Escolha sempre alimentos que sejam o mais naturais possíveis, como, legumes, verduras, frutas, especiarias como noz moscada, açafrão, pimenta do reino entre outros. Uma refeição completa, variada com legumes entre outros é muito saborosa e nutritiva, diferentemente de uma refeição sem cores, e com temperos artificiais, não custa preparar uma refeição onde todos disfrutarão de um momento prazeroso.

Texto: Nutricionista Thabata Padilha - Nutricionista em Manaus, AM