Whey Protein

A Whey Protein é uma proteína que provém do soro do leite, de alto valor biológico, rica em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA - Branched Chain Amino Acids). A ingestão desses aminoácidos de cadeia ramificada estimula a síntese protéica, sendo seu uso indicado após a prática de atividade física.

Principais efeitos da suplementação com Whey Protein:
• Aumento de massa muscular magra;
• Recuperação e reparo acelerado dos músculos;
• Redução da ruptura muscular pós treino;
• Aumenta a taxa metabólica.

Tipos de Whey Protein

Existem três tipos básicos de Whey Protein no mercado. O que determina o seu tipo é o processo de filtração.

Concentrado

Passa por um processo de filtragem e processamento mínimo. Seu teor protéico varia de 29% a 89%. Quanto menor o nível de proteína concentrada, maiores são os níveis de gordura e lactose e quando a quantidade de lactose e gordura diminui, a concentração de proteína aumenta. Seu processo de digestão é relativamente lento. Pode haver dificuldade em digerir este tipo de Whey Protein por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos à proteína do leite e os intolerantes à lactose.

Isolado

A concentração protéica ultrapassa os 90%. Contém pouca, ou nenhuma, gordura ou lactose. Possui vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais. Sua rápida absorção é a garantia do aporte imediato de aminoácidos estimulando a regeneração muscular. Sua digestão é considerada ótima.

Hidrolisado

Este tipo de Whey Protein possui as cadeias de proteínas quebradas em menores segmentos, os peptídeos, tornando-o mais fácil e rápido de ser digerido disponibilizando praticamente os aminoácidos livres. Tanto o concentrado como o isolado podem se apresentar nesta condição que facilita a digestão e tem potencial reduzido para reações alérgicas. Pode conter traços de gordura, carboidratos, gordura e minerais.

Comparaçao entre os tipos de Whey Protein

O Whey Protein concentrado tem como desvantagem a digestão e absorção lenta por conter em sua composição outros nutrientes como carboidrato (lactose) e gorduras. Outra desvantagem do concentrado é que por conter carboidrato e lipídeo em sua composição, tem um numero maior de calorias, dessa forma não sendo indicado para indivíduos que buscam perda de peso. Devido o alto teor de lactose o concentrado também não é recomendado para indivíduos alérgicos ou intolerantes a lactose. Sua vantagem é o baixo custo e apresenta bom teor de proteína.

O Whey Protein isolado é um produto de alta qualidade, possui pouca ou nenhuma quantidade de carboidrato e lipídeo em sua composição, dessa forma é indicado para indivíduos que buscam emagrecer, pois não contém calorias de outros nutrientes. O isolado possui alta concentração de proteína sendo sua digestão e absorção melhores quando comparados com o concentrado. Uma desvantagem é alto custo.

O Whey Protein hidrolizado é um produto de altíssima qualidade e por conter a mólecula já quebrada facilita a digestão e absorção. Pode conter traços de carboidrato e gordura, mais isso não ira alterar na quantidade calórica, pois a quantidade é mínima e geralmente é isento desses nutrientes. Desvantagem é seu alto custo.

Em relação aos três tipos básicos o que apresenta melhor teor de proteína com melhor digestão e absorção é o Whey Protein hidrolizado, sendo que o Whey Protein isolado também apresenta alta concentração de proteína e boa digestão e absorção. Já o Whey Protein concentrado apresenta algumas restrições e sua digestão e absorção é lenta e não é tão eficaz quanto à do isolado e hidrolizado.

Por Magda Luíza Nascimento - graduanda em nutrição